Cantisano Móveis - Barretos - SP

Portas ou gavetas? Saiba qual opção valoriza mais cada móvel e traz praticidade ao dia a dia

Visualizar um ambiente completamente mobiliado e decorado provoca enorme satisfação em quem contrata os serviços de uma loja de móveis ou marcenaria especializada. Mas, para que um cômodo não seja somente esteticamente perfeito não traga "surpresas" aos usuários no futuro, alguns itens podem ser pensados nos mínimos detalhes. Neste caso, a escolha de portas ou gavetas para determinados móveis da casa ou escritório pode resultar em ganho extra para quem os utiliza.

A cozinha moderna e completa, por exemplo, com armários e bancadas fabricadas com os melhores materiais do mercado pode não suprir todas as necessidades do morador, caso não tenha sito pensada de acordo com seu perfil. "A primeira etapa para montar um espaço eficiente é fazer um estudo completo dos hábitos e das preferências de quem vai usar o espaço", ensina a arquiteta Cíntia Aguiar. Seguindo este raciocínio, itens como temperos ou espátulas específicas podem ganhar destaque na localização dentro do ambiente, basta que o morador expresse essa vontade durante o planejamento do projeto.

Segundo a especialista, cada caso exige uma disposição diferenciada de acessos, tanto em alturas quanto de objetos. "Portas são mais indicadas em armários aéreos de cozinhas (no modelo basculante), enquanto gavetas melhoram o acesso aos móveis térreos", explica. De acordo com a arquiteta Aclaene de Mello, gavetas devem ser utilizadas na cozinha com altura de até 90 centímetros do nível do chão e, nos quartos, em até 80 centímetros. "Mais do que isso o acesso já se torna incomodo", alerta.

Um bom exemplo de móvel adaptado a esta realidade é o tradicional paneleiro, que durante muito tempo foi comercializado com portas e com altura inadequada e, hoje, é encontrado em forma de gaveta. "De alguns anos pra cá, a preferência pela acomodação das panelas tem sido em grandes e largas gavetas na parte térrea, que evitam o empilhamento dos objetos, causadores de possíveis acidentes e outros desconfortos", avalia.

Entre outras recentes invenções em matéria de gavetas, estão os modelos climatizados, que servem para manter aquecidos alimentos como pães e bolos. "Além de proteger talheres, agora as gavetas de casa também podem exercer o papel de aquecedores, sendo tão eficientes quanto um balcão de padaria", comenta. O custo de tanta modernidade é alto: modelos desenvolvidos para serem usados em casa partem de R$ 500 a R$ 800.

O uso de gavetões também pode ser uma ótima saída para dormitórios e banheiros. Segundo Aclaene, gavetas camufladas podem ser colocadas embaixo da cama, para guardar objetos de grande porte. "Esta é uma boa saída para esconder edredons e cobertores durante o verão", exemplifica. De acordo com Cíntia, é possível também transformar os degraus das escadas – tanto os de um quarto, quanto os de um banheiro – em gavetas de rodapé: "Essa estratégia facilita principalmente o acesso das crianças aos seus objetos de uso diário", ensina.
De acordo com Aclaene, para atender pessoas em ambientes mais coletivos, como escritórios e bilbiotecas, os projetos devem contemplar uma média geral de abrangência: "O ideal é que o local seja preparado com móveis ao alcance das mãos de pessoas, com estaturas entre 90 centímetros e até 1,80 centímetros", ensina.

Segundo a especialista, é importante dar preferência a portas e prateleiras em armários onde serão guardados objetos que não devem ser expostos ao pó, como livros, aparelhos eletrônicos e roupas. "É interessante aproveitar áreas de serviço e aqueles espaços que sobram abaixo da escada para a colocação de uma porta e, quem sabe, prateleiras para ajudar na organização da casa", recomenda. Porém, deve-se ter cuidado para não transformar o local em "esconderijo" para os mais bagunceiros.
Com custo mais baixo de fabricação, as portas são sempre a melhor opção para quem possui quantidades elevadas de roupas para guardar. "Se o indivíduo dispõe de muito espaço em seu closet, o mais indicado é criar compartimentos amplos para os cabides protegidos por portas. Nesse caso, gavetas podem ser pensadas em menor escala, porém em alto nível de detalhe, como, por exemplo, serem divididas em casulos para abrigar gravatas e/ou meias. Ou, ainda, com divisórias para preservar peças delicadas como sutiãs", ensina.

Para Aclaene, a escolha de portas de correr para todos os cômodos da casa também é uma opção para quem deseja máximo conforto: "Esta opção beneficia principalmente os idosos pelo fácil acesso e pela ausência de esforço", indica.

Planejados


A peça Sier que faltava em sua sala: o sofá!

Estante Lumber

Sofá Natuzzi italia Diesis

Mesa Egos e cadeiras Beatrice Capitonê

Poltrona La Vida Corda Green House com estrutura em alumínio e pintura poliéster.

Uma sala gourmet, assinada pelo Studio Blazute

Sofá Natuzzi Galaxy

15 de novembro, Dia da Proclamação da República!

Pratique a Gentileza! 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza.

A sofisticação que a sua sala merece!

A linha VISBY encanta qualquer área externa!

Dia da Decoração

Banco Garbo

Os puffs são famosos pela capacidade de se adaptar a uma variedade de aplicações

Poltrona Braza

Poltronas LISBON TEKA

Feliz Dia das Crianças!

Uma sala de estar perfeita!

Base de Jantar Infinito e Cadeira Formosa

O charme e o aconchego da madeira na decoração

Móveis para completar a sua sala de estar com muito estilo.

A linha DUBAI vai conquistar você!

Feliz Dia do Cliente!

Bar Bourbon

07 de setembro, Independência do Brasil

Poltrona Natuzzi Re-Vive

Poltrona Jobim e a mesa de centro Arena

Sofá Table Jordan

Parabéns Barretos, pelos 163 anos!

Organização e funcionalidade para a sua sala!
Cantisano Móveis - Barretos - SP
Cantisano Móveis - Barretos - SP