Cantisano Móveis - Barretos - SP

A sala ideal para contemplar um home theater

Cada vez mais popularizado, o home theater tem recebido tratamento especial de arquitetos na hora de pensar o novo projeto de um lar. Além de reproduzir um cinema em casa – que deve ser cada vez mais idealizado com a proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e as Olimpíadas em 2016 - o conjunto de aparelhagem sonora especial é um motivo a mais para a reunião familiar ou de amigos, seja para assistir filmes ou jogar partidas de videogame.

De acordo com Samanta Bacelar, gerente da loja especializada em móveis planejados Marel, em Porto Alegre, a procura por esse segmento de projeto é intensa, principalmente no período pós-férias. “A sala do home theater tem sido uma das prioridades na execução dos projetos pelos clientes, ficando atrás somente dos projetos de cozinha”, garante. Segundo ela, a maior solicitação neste segmento de projeto é a facilidade proporcionada pelas novas tecnologias disponíveis no mercado. “Além de prevermos uma iluminação adequada, a climatização e a sonorização, também trabalhamos cada vez mais com a automação residencial que permite ao morador, redefinir todo o ambiente em apenas um clique, criando várias cenas diferentes”, exalta.

A redefinição completa citada por Samanta, através da automação, pode abranger até mesmo detalhes específicos como a abertura e o fechamento das cortinas, caso seja o desejo do cliente. Tanta praticidade fica ainda mais valorizada se for aplicada em um cenário composto por móveis adequados. Segundo Adriana Ciliprandi Lopes, arquiteta de interiores, o móvel planejado possibilita a criação de projetos ainda mais personalizados. “Com os modulados é possível trabalhar melhor o espaço disponível no local, o estilo de vida e as necessidades de cada família”, explica Adriana.

Além de um bom conjunto de sofás e pufes, o conforto da sala também pede armários trabalhados através de marcenaria funcional. Entre os materiais mais utilizados nos móveis estão a laca (nas versões alto brilho e fosca), o verniz acrílico (transparente de alta resistência), e padrões mais rústicos que resgatam o aspecto natural da madeira. Para Adriana, tais opções podem ser incorporadas aos vidros lisos e estampados, garantindo ainda mais elegância na decoração. “É interessante mesclar estilos utilizando, por exemplo, eletrodomésticos retrôs (inspirados nos modelos do passado) que estão em grande evidência, assim como móveis “vintage” (itens de outras décadas em ótimo estado de conservação) em cores vibrantes”, recomenda.

Outras funcionalidades essenciais para a praticidade do dia a dia são os sistemas de amortecedores em portas e gavetas, que incluem o servo drive (sistema eletrônico de movimento) para módulos basculantes. A iluminação em LED com sensores de presença nos módulos de closet, por exemplo, além de útil, proporciona um ar sofisticado ao local. De acordo com Karen Haas, arquiteta da HB Arquitetos, com as vantagens dos móveis planejados, os tradicionais painéis de parede que apoiam as tevês, podem ser bem maiores e exercer o papel de ocultar a fiação e as conexões dos diversos aparelhos eletrônicos que compõem o home theater. “Entre os painéis, existem opções de sistemas lift ou flap, que acomodam as telas de televisão embutidas no gesso e que ficam guardadas sob uma tampa que abre e fecha automaticamente com controle remoto. Esse sistema é ideal para quem não tem muito espaço ou se quer ocultar a peça em determinados momentos”.

Dimensões ideais

Na concepção de um espaço confortável e tecnológico, que proporcione recursos modernos e com design aprimorado é indispensável escolher equipamentos proporcionais à dimensão do espaço disponível. Para a arquiteta Thaise Spolti, antes de escolher a televisão que vai compor o ambiente, é preciso observar a distância que o objeto ficará do telespectador: “Cada vez maiores, as telas precisam ser avaliadas a partir das recomendações do fabricante que indicam o seu melhor uso. Com a chegada dos televisores em 3D a distância entre o equipamento e o telespectador aumenta de acordo com a sensação que o cliente desejar ter, quanto mais longe, mais profundo e maior a sensação de imersão”, explica.

De acordo com Thaise, recomenda-se multiplicar o tamanho da tela na diagonal por 1,63 cm, onde o resultado após convertido para centímetros, indica a distância mínima da tela. Por exemplo: “se tivermos uma tela de 50 polegadas (1,27 m na diagonal) esta poderá ser vista a uma distância de 2,07 m confortavelmente. Com relação à altura do ponto visual, este não pode estar acima de 15 graus, ou seja, uma distância aproximada de 1,20 m", ensina a arquiteta.

Sobre a maior tendência em mobiliário, que é embutir a tevê em painéis, Thaise alerta que a substituição de uma tevê por outra nova pode acarretar em outros investimentos: “essa solução limita o cliente no caso de uma possível substituição de equipamento por uma nova dimensão. Se a troca for feita por uma tevê maior, o painel deverá ser modificado”.

Com esta questão resolvida é que o mobiliário começa a ser pensado. Segundo Thaise é importante que cada equipamento tenha seu espaço, uma vez que o local acaba incorporando videogames e outros aparelhos que elevam o projeto a categoria de salas de jogos.

“A solução está na criação de nichos dimensionados para embutir os aparelhos, assim como a colocação de gavetas para guardar cd’s e dvd’s de shows, filmes e jogos eletrônicos de forma organizada e acessível”, recomenda.

Planejados


A peça Sier que faltava em sua sala: o sofá!

Estante Lumber

Sofá Natuzzi italia Diesis

Mesa Egos e cadeiras Beatrice Capitonê

Poltrona La Vida Corda Green House com estrutura em alumínio e pintura poliéster.

Uma sala gourmet, assinada pelo Studio Blazute

Sofá Natuzzi Galaxy

15 de novembro, Dia da Proclamação da República!

Pratique a Gentileza! 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza.

A sofisticação que a sua sala merece!

A linha VISBY encanta qualquer área externa!

Dia da Decoração

Banco Garbo

Os puffs são famosos pela capacidade de se adaptar a uma variedade de aplicações

Poltrona Braza

Poltronas LISBON TEKA

Feliz Dia das Crianças!

Uma sala de estar perfeita!

Base de Jantar Infinito e Cadeira Formosa

O charme e o aconchego da madeira na decoração

Móveis para completar a sua sala de estar com muito estilo.

A linha DUBAI vai conquistar você!

Feliz Dia do Cliente!

Bar Bourbon

07 de setembro, Independência do Brasil

Poltrona Natuzzi Re-Vive

Poltrona Jobim e a mesa de centro Arena

Sofá Table Jordan

Parabéns Barretos, pelos 163 anos!

Organização e funcionalidade para a sua sala!
Cantisano Móveis - Barretos - SP
Cantisano Móveis - Barretos - SP