Cantisano Móveis - Barretos - SP

Veja dicas para escolher a melhor posição da cama no quarto

Disposição ideal é a que deixa o quarto confortável e otimiza o espaço de passagem, diz a arquiteta Danyela Corrêa

A arquiteta Danyela Corrêa recomenda que corredor mais largo seja o que tenha mais funções, por onde se alcança o banheiro, o armário e a saída do dormitório. O corredor secundário da cama deve ter no mínimo 60 cm de largura.
Perto da janela? Encostada à parede? Num canto do cômodo? No meio? Escolher a posição da cama é algo muito pessoal, mas nem por isso um olhar profissional não pode trazer dicas válidas. A posição ideal, afirma a arquiteta Danyela Corrêa, é a que deixa o quarto confortável e otimiza o espaço de passagem.

O conforto também inclui a privacidade, e é isso que a arquiteta busca quando decora um quarto. “Não quero que a pessoa fique totalmente desarmada quando a porta se abre. Por isso, evito que a cama fique completamente exposta a qualquer abertura de porta – assim é possível manter um pouco de privacidade”, explica. “Mas, com apartamentos cada vez menores, isso fica mais difícil.”

O ideal, avalia a arquiteta, é dispor a cama de modo que não fique muito exposta quando a porta se abre
A posição da cama em relação ao comprimento e à largura do cômodo varia de acordo com o gosto de cada morador e fatores como proximidade do banheiro ou armário, luminosidade e presença de janelas. Geralmente, o comprimento da peça acompanha o lado maior do quarto. Se o dormitório for pequeno, é quase obrigatório encostar a cabeceira na parede para ganhar espaço.

Se o quarto for de um casal, evite encostar uma das laterais do móvel na parede. “Ao encostar a cama na parede, você acaba deixando uma das pessoas ‘trancada’. Para se levantar, ela vai ter acordar o parceiro ou até pular por cima dele. Não é a melhor opção.” Danyela conta que costuma destinar um corredor mais largo a um dos lados – aquele que tem acesso para outras áreas, como armário, banheiro e corredor. O outro lado pode ser mais estreito (não muito: ao menos 60 cm da parede). “Lembrando que, desses 60 cm, 7 correspondem ao espaço tomado pela roupa de cama e edredon. O restante pode servir para acomodar um pequeno criado-mudo.”

Em quarto de casal, evite encostar uma das laterais da cama à parede, para não travar a saída de uma das pessoas.
Danyela recomenda que a cama fique encostada à parede quando se trata de uma pessoa solteira ou, melhor ainda, de uma criança. “É muito útil para crianças o aproveitamento de espaço proporcionado pela cama rente à parede. Elas ganham uma área maior no meio do quarto para brincar e se sentar no chão.”

Já em quartos de criança, é até bom que um dos lados fique colado à parede. Elas ganham uma área maior no meio do quarto para brincar e se sentar no chão, diz Danyela Corrêa
Um cuidado que deve ser tomado com móveis encostados na parede é manter a temperatura agradável. “Se o quarto ficar na face sul da casa, será mais frio, porque recebe menos sol. Neste caso, o melhor é criar uma estrutura que proteja a pessoa do frio da parede, como um painel de madeira ou uma lateral estofada, como se fosse um sofá”, sugere a arquiteta.

Vida e Estilo


A peça Sier que faltava em sua sala: o sofá!

Estante Lumber

Sofá Natuzzi italia Diesis

Mesa Egos e cadeiras Beatrice Capitonê

Poltrona La Vida Corda Green House com estrutura em alumínio e pintura poliéster.

Uma sala gourmet, assinada pelo Studio Blazute

Sofá Natuzzi Galaxy

15 de novembro, Dia da Proclamação da República!

Pratique a Gentileza! 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza.

A sofisticação que a sua sala merece!

A linha VISBY encanta qualquer área externa!

Dia da Decoração

Banco Garbo

Os puffs são famosos pela capacidade de se adaptar a uma variedade de aplicações

Poltrona Braza

Poltronas LISBON TEKA

Feliz Dia das Crianças!

Uma sala de estar perfeita!

Base de Jantar Infinito e Cadeira Formosa

O charme e o aconchego da madeira na decoração

Móveis para completar a sua sala de estar com muito estilo.

A linha DUBAI vai conquistar você!

Feliz Dia do Cliente!

Bar Bourbon

07 de setembro, Independência do Brasil

Poltrona Natuzzi Re-Vive

Poltrona Jobim e a mesa de centro Arena

Sofá Table Jordan

Parabéns Barretos, pelos 163 anos!

Organização e funcionalidade para a sua sala!
Cantisano Móveis - Barretos - SP
Cantisano Móveis - Barretos - SP